Como inativar ou ativar um paciente?
Descubra como remover um paciente da sua clínica e como trazê-lo de volta
Segundo a Resolução CFP nº 1/2009, os registros documentais das terapias e intervenções realizadas só podem ser excluídos após 5 anos desde seu último lançamento. Por isso, com o objetivo de atender a legislação, a ODAPP não excluí imediatamente os dados coletados ao inativar um paciente que já foi atendido pela clínica.
Isso quer dizer que, caso você inative um paciente e precise reativá-lo, os dados coletados pela sua clínica para aquele paciente serão restaurados, sem que nada tenha se perdido.
Entenda como inativar ou ativar um paciente em sua clínica pela ODAPP.
Inativar um paciente
Para inativar um paciente em sua clínica, é preciso desfazer o vínculo realizado com ele.
Para desvincular o paciente, vá em Vínculos e logo após em Pacientes.
Clique no paciente que você quer inativar e, em seguida, clique em Encerrar Vínculo.
Pronto, agora o paciente não faz mais parte da sua clínica.
Acessando os dados de pacientes inativados
Mesmo o paciente não fazendo mais parte de sua clínica, você consegue acessar os dados que foram coletados durante o período em que ele foi atendido.
Para encontrar os dados de paciente inativados, vá em Meus Pacientes e selecione o status Inativo nos filtros de pesquisa, no topo da página.
Basta selecionar o paciente desejado e acessar sua pasta normalmente.
Você ainda consegue compilar os dados referentes aos pacientes inativos pela aba Exportar Dados. Basta selecionar a opção Inativo no filtro de status.
Ativar um paciente
Para ativar um paciente que foi inativado, basta realizar o vínculo com ele novamente. Confira como:
Vá em Vínculos e logo após em Pacientes. Clique no botão Adicionar, selecione o paciente em questão, adicione uma mensagem de contato e clique em Enviar.
O status do vínculo como Pendente significa que a família ainda não aceitou a solicitação. Aguarde pelo aceite da pessoa responsável.
Assim que a solicitação for aceita, a pasta do paciente irá aparecer em Meus Pacientes. Todas as informações coletadas antes da inativação estarão preservadas em sua pasta. No enquanto, será necessário reconfigurar a equipe que irá atendê-lo.